terça-feira, 4 de junho de 2013

Assine a petição do Avaaz.org para regulamentação da profissão de Ecólogo


O Projeto de Lei nº 3809, de 2008 - PL 3809/08 dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão do ecólogo e já teve parecer do Relator Dep. André Moura, pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste e do substitutivo 2 da CTASP. Apesar da aceitação do mercado de trabalho, os ecólogos enfrentam barreiras significativas na atuação profissional por estarem impedidos de se registrar em um conselho de classe, exclusivo para profissões regulamentadas, impedindo assim a emissão de ARTs. Tal fato frequentemente exclui injustamente o ecólogo de uma série de oportunidades condizentes com seu perfil de formação, impedindo-o de atuar de modo pleno, o que representa sério prejuízo à toda classe profissional e à sociedade. Aprovar o PL 3809/2008 é fazer justiça a uma classe profissional séria e comprometida com o desenvolvimento do país, com mais de 35 anos de história. Basta clicar no seguinte endereço.

http://www.avaaz.org/po/petition/Regulamentacao_do_exercicio_da_profissao_de_Ecologo/?fMlzLeb&pv=2 



Ecólogos lutam pelo exercício


 regulamentado da profissão



Profissionais da área querem regulamentação da 

prática, já que o curso de graduação existe desde 1976




Na próxima quarta-feira, junto com o Dia Mundial do Meio Ambiente, é também Dia Mundial da Ecologia. No Brasil, apesar de os Ecólogos - profissional com formação multidisciplinar reconhecida pelo MEC, com curso de graduação em Ecologia oferecido desde 1976 por 10 universidades – a regulamentação do exercício desta profissão ainda não existe, mesmo com mais de 4 mil alunos cursando a graduação no Brasil.
Apesar da aceitação do mercado de trabalho, os ecólogos enfrentam barreiras significativas na atuação profissional por estarem impedidos de se registrar em um conselho de classe, exclusivo para profissões regulamentadas. Tal fato frequentemente exclui injustamente o ecólogo de uma série de oportunidades condizentes com seu perfil de formação, impedindo-o de atuar de modo pleno, o que representa sério prejuízo a toda classe profissional e à sociedade.
Em função disso, eles estão em campanha para que o Projeto de Lei nº 3809, de 2008 - PL 3809/08, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão do ecólogo, seja aprovado. Ele já teve parecer do relator, o deputado André Moura, pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste e do substitutivo 2 da CTASP. Para tanto, há uma petição que pode ser assinada para pedir essa aprovação. Basta clicar no seguinte endereço.