quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Oh Minas Gerais...

Tenho rodado um pouco do estado de São Paulo, principalmente em suas áreas de monoculturas (cana e laranja). É agradável, pois viajar é preciso para um sagitáriano e o contato com o campo é necessário para o ser humano... mas ao mesmo tempo não paro de imaginar como seria lindo esses remanescentes de cerrado e floresta estacional, nossos rios preservados, nossa fauna abundante, etc... e ao mesmo tempo vem nostalgia de algo que "não vi" (nessa vida) e decepção do que encontro hoje...
Estive em algumas cidades do centro oeste (eu acho) de Minas por 17 dias nesse mês. Tive as mesmas sensações de nostalgia e decepção, àquelas pela sensação prazerosa que regiões montanhosas me causam na alma que me remetem a memória a tempos antigos e estas por imensas áreas de reflorestamento (imensas mesmo) que me fazem cair na real da visão reinante de enchergar nosso meio como simples produto a ser exaustivamente consumido.
Fujam da cidade, aproveitem o tempo... saiam de suas vidas virtuais e urbanas! Voltem um pouco, por pouco que seja, ao real, ao contato com a natureza e principalmente, conheçam nossas raízes, dialoguem com os homens do campo, os "matutos", os "caipiras"! Tomem com eles seus cafés de todas as horas, ouçam suas prosas e almocem suas comidas de forno a lenha... temos muito mesmo o que aprender com eles, principalmente a a repensar nossos valores de vida.
Há muitas carvoarias também, muita caça e tudo o mais...
Há mais vida também.
Quem te conhece não esquece jamais.

Nenhum comentário: