quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Onde está o Princípio da Precaução (Direito Ambiental)?

Onde está a aplicação desse princípio no Brasil?
O novo acidente com a barragem de rejeito de bauxita em MG só confirma a falta de seriedade com que é tratado o meio ambiente no Brasil.
Muitas vezes a interrupção de um trabalho que possua um risco (barragens, estradas) causa mais prejuízo do que o pagamento de uma multa após o "acidente" ter acontecido.
Ainda que essa empresa pague a multa referente ao dano ambiental...e a população que perdeu tudo?... E o risco de doenças?...

Rompimento de barragem em Minas foi "perigo anunciado",

diz professor

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O rompimento da barragem da mineradora Rio Pomba Cataguases, que provocou o vazamento de lama de bauxita em rios da região de Miraí, na Zona da Mata mineira, e do noroeste fluminense, foi classificado como um “perigo anunciado” pelo coordenador de Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Paulo Canedo. A barragem rompeu na madrugada de ontem (10) por estar muito cheia por conta das intensas chuvas na região.

“É um descaso das pessoas que ali estão porque uma barragem que vai enchendo pela chuva, claro que não enche de uma hora para outra. Se tiver o mínimo de responsabilidade, você contorna o problema, vê que vai enchendo. O perigo é anunciado, os alarmes são tocados. Só se deixa ocorrer o acidente porque há uma completa falta de cuidado”, disse em entrevista à Rádio Nacional.

Esta não foi a primeira vez que a mineradora causou acidentes no meio ambiente. Por conta da reincidência, a empresa foi interditada definitivamente. O vazamento da barragem deixou 100 pessoas desabrigadas e 4 mil desalojadas na região.

Link: Agência Brasil

Nenhum comentário: