quarta-feira, 30 de maio de 2007

Talk-show científico

Acabei de receber por e-mail da agencia Fapesp (www.agencia.fapesp.br), fantástico!!!

A divulgação científica é necessária para acabar com o abismo entre a "academia" e o povo, para que pesquisas básicas - tão necessárias - possam ser melhor entendidas e absorvidas pela população, para que as pesquisas aplicadas ganhem sua devida notoriedade e para acabar com a visão de muitos de que a universidade brasileira é um "brinquedo caro" e pelo contrário, merece muito mais respeito e incentivo.
Parabéns pela iniciativa, que programas como esse ganhem força e se multipliquem pelo país, nas mais diversas áreas do conhecimento, e melhor ainda, com visões integradoras isentas e críticas!!!
o Brasil agradece!


30/05/2007

Por Thiago Romero

Agência FAPESP – Popularizar sem vulgarizar a ciência. Esse é o lema do programa de entrevistas Ciência Brasil, que está no ar há dois meses na internet e que tem como âncora Marcelo Hermes-Lima, professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB).

Trata-se de um talk show on-line no qual Hermes-Lima leva para o estúdio, a cada dez ou 15 dias, especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

...“Nossa proposta é mostrar a importância da educação e da divulgação científica feita com fidelidade às informações. O Ciência Brasil é uma aula universitária disfarçada de entrevista.”

O programa, que integra a sessão científica do portal de informação e serviços Painel Brasil, estreou no dia 3 de abril com uma entrevista com José Roberto Pujol, professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UnB. O entomologista falou sobre anatomia forense, que é o estudo de como os insetos podem ajudar a solucionar crimes.

“Colesterol” é o tema do quinto e mais recente programa exibido, no qual o cardiologista Andrei Sposito, professor da UnB e orientador da pós-graduação em cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, falou sobre assuntos como hipertensão e a importância do controle dos níveis de colesterol.

Todos as edições exibidas estão disponíveis no site. Artigos científicos e trabalhos acadêmicos relacionados ao assunto abordado em cada entrevista também são colocados à disposição dos visitantes em links ao lado da janela dos vídeos.

“Darwin e a evolução das espécies” será o tema da próxima edição, que deverá ir ao ar nos próximos dias. Rosana Tidon, professora do Departamento de Genética e Morfologia da UnB, será a entrevistada. “Em seguida, células-tronco cardíacas será o tema abordado por Adriano Caixeta, diretor do Instituto do Coração do Distrito Federal.


Linguagem acessível

“Os brasileiros têm fome de ciência. O levantamento mostra que o interesse por assuntos científicos e tecnológicos no país é maior do que temas como moda, política, arte e cultura”, destacou.

O que chama a atenção, no entanto, é a dificuldade de compreensão dos temas: 37% dos entrevistados disseram não se interessar por ciência e tecnologia pelo fato de não entenderem os assuntos veiculados.

“O preconceito parte dos próprios órgãos de comunicação no país quando acham que o brasileiro não gosta de ciência. Com isso, acabam divulgando a ciência para um público especializado e com uma linguagem complexa”, destacou.

“Como o objetivo do Ciência Brasil é abordar assuntos desconhecidos do grande público com uma linguagem simples e acessível, meio milhão de pessoas já assistiu às três entrevistas veiculadas no primeiro mês do programa”, disse.

As perguntas do programa são formuladas pelo próprio pesquisador, com auxílio de dois estudantes da Faculdade de Medicina da UnB, Hugo Magalhães e Natalie Camargo, seguindo um roteiro pré-elaborado pelo trio.

Mais informações: www.painelbrasil.tv/ciencia

Nenhum comentário: