quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Tailândia


A Tailândia é um país localizado no sudeste asiático, também conhecida como Sião, está localizada na zona climática Tropical, de clima bastante quente e caracterizado por monções. A vegetação é caracterizada praticamente por florestas tropicais. É um dos lugares de singular beleza.

No Brasil também temos uma Tailândia, no nordeste do estado do Para, também localizada em zona tropical e de extrema beleza natural.
Recentemente a nossa Tailândia deu mostras de como é complexa a questão do desmatamento no Brasil. Essa cidade, com aproximadamente 40.000 habitantes tem sua economia fortemente assentada na extração e comércio ilegal de madeiras da Floresta Amazônica.


Essa semana uma ação de fiscalização do Ibama apreendeu mais de 12.000 metros cúbicos de madeira ilegal em apenas 7 das madeireiras da cidade. Um dos maiores empresários do setor é o atual prefeito de Tailândia [Paulo Liberte Jasper]. Após a multa aplicada pelo Ibama os empresários ameaçaram demitir os funcionários, o que provocou uma reação em cadeia (articulada pelos próprios empresários coronelistas) gerando um tumulto de mais de 5.000 pessoas que bloqueou a rodovia PA-150.

Até quando o governo federal olhará para a Amazônia com descaso? Um descaso proposital que gera dividendos de milhões, inclusive a autoridades públicas? Será que devemos esperar chegar aos 7% que restam da Mata Atlântica ou a perdemos antes disso para empresas estrangeiras de soja, ongs internacionais, etc... que estão adquirindo terras lentamente, ou ainda, devido a comprovada ingerência do governo brasileiro aliada ao pífio estímulo da pesquisa na região, quem sabe a nossa rica Floresta Amazônica se tornará território internacional talvez administrado pelos EUA? Sem falar das comprovadas consequencias do desmatamento no clima regional e global...
Coitados dos escassos fiscais do Ibama e Ministério Público bem intencionadas e mal remunerados (não todos, claro, como provado no Mato Grosso a alguns anos) que fazem parte do batalhão de frente para conter essa enorme indústria ilegal do país.

O pior é a questão cultural da população e sua relação distanciada da natureza, vendo-a como única alternativa de fonte de renda o desmatamento, lógicamente sente ódio de quem quer a floresta de pé.
Quantas Tailândias devem existir no Brasil? Talvez os 7.000 km2 do desmatamento da Amazônia no último trimestre devem nos dar uma noção de que não são poucas.

Nenhum comentário: