domingo, 6 de abril de 2008

a passos de Tartaruga

Sinto-me na obrigação de quebrar mais uma vez o silêncio do Blog (infelizmente está assim) para comentar um vídeo de uma captura de uma linda Tartaruga de Couro em Gaza, Palestina.

O vídeo mostra a captura da Tartaruga pela rede de pescadores que se indignam com o prejuízo de uns 300 dolares e o enorme trabalho que tiveram para soltar o animal.

O mais triste é que o animal, de mais de 2 metros e vai saber lá quantos anos, tem muito valor para a alimentação e saúde da população local e acaba por ser morto com uma faca a sangue frio na praia.

Não conhecia esse primitivo detalhe cultural da faixa de Gaza. Só o que nos chega aqui no ocidente são as eternas brigas religiosas da região.

Penso mais uma vez como será difícil conservarmos espécies de ampla área de vida como a Tartaruga de Couro, que por sinal é de grande sensibilidade às pressões humanas. Além desses problemas sócio-culturais e econômicos mostrados no vídeo, estes animais sofrem com perda de habitat (ocupação humana dos oceanos e áreas costeiras, as redes asfixiam esses bixos no fundo do mar, fragilidade em locais para desova) e poluição diversa (uma simples sacola plástica pode ser confundida por eles como algas e se ingeridas causar morte).

Uma grande ajuda para a conservação dessa espécie e outras marinhas seria um rigoroso conhecimento e controle internacional de manejo e estoque pesqueiro.

Para quem tiver estômago aqui vai o link do vídeo.

Tartaruga rara morta em Gaza
Tartaruga rara morta em Gaza

Nenhum comentário: