domingo, 25 de maio de 2008

MINC = MINistro dos Companheiros

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta terça-feira (20) como novo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, ex-superintendente do órgão em Minas Gerais e atual diretor de licenciamento do Ibama nacional.

Messias Franco substitui Bazileu Alves Margarido Neto, nomeado pela ex-ministra Marina Silva, que anunciou sua saída do ministério na semana passada.

Minc pediu ao novo presidente, em prazo de um mês, procedimentos para simplificar e agilizar os processos de licenciamento ambiental, segundo comunicado da Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. (Fonte: AmbienteBrasil).

Conforme conversa com meu amigo João (blog Biodiverso) o que o país precisa entender - e cobrar desses cabeças de bagre - é que a função do licenciamento ambiental não é de cumprir protocolo no processo burocrático do estado mas é sim de barrar obras que não cumpram com exigências legais e técnicas de preservação ambiental.
Infelizmente o que vemos nos dias de hoje é sempre um enfraquecimento dos orgãos de fiscalização e controle como a divisão do Ibama em Instituto Chico Mendes, mudança de ministros e diretores, tudo com o antigo e ultrapassado discurso do desenvolvimento econômico e geração de renda. Maldito seja o PAC para nossos Biomas!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

andamento do projeto de lei dos Ecólogos

Ontem teve mais um importantíssimo andamento do projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de ecólogo no Senado Federal.

Nosso projeto de autoria do Dep. Mendes Thame, teve sucesso em toda sua tramitação. Agora foi encaminhado ao Plenário e aguardamos ansiosamente por mais uma sábia decisão de nossos representantes, no caso presidida por Garibaldi Alves (presidente do Senado).

Vamos acompanhar as sessões deliberativas às 14h.






para ler toda tramitação do projeto acesse aqui: PCL 00091/2006

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Jardim Botânico ou parque ? (Jundiaí-SP)

A cidade de Jundiaí (SP) possui um Jardim Botânico há 4 anos, que é fruto de parceria público/privada. Fui conhecer o referido jardim somente nesse final de semana e tive muita decepção ao visitá-lo.
O Jardim, localizado no "quintal" da prefeitura (muito conveniente) tem excelente projeto paisagístico (para um leigo como eu), necessário já que o local, em área nobre da cidade e portanto muito degradado necessitava de intensa restauração.
Em minha visita ao Jardim entrei de carro pelo portão de cima e sem qualquer orientação de guardas, guias, funcionários ou mesmo placas entrei livremente e parei o carro em qualquer lugar da rua já que não havia local apropriado de estacionamento.
Em todo interior do parque minha surpresa inicial se confirmava e repetia, não havia funiconários nem placas para minha orientação!!! Somente algumas câmeras!!
Andei por "trilhas" em aclive, "apreciei" cascatas e lagos artificiais, alguns canteiros de plantas sem identificação adequada, uma estufa redonda de vidro em construção, uma área de restauração florestal em estágio inicial e por fim, já lá em baixo encontrei 3 funcionários sendo 2 guias (muito simpáticos) que pude tirar algumas informações e desabafar quanto a minha decepção.
No site da cidade de Jundiaí diz que o projeto é grandioso e inovador, que segue normas, etc e etc.. diz ainda que:

"A proposta é de promover a conservação, em cultivo, por meio do estabelecimento, manutenção e desenvolvimento de uma coleção viva bem documentada de espécies vegetais regionais e não regionais (nativas brasileiras e exóticas) adaptadas às condições climáticas locais, desenvolver pesquisa científica com as espécies, oferecendo para isso laboratórios temáticos, herbário, biblioteca, bem como alojamentos para cientistas e estudantes e, ainda, difundir o conhecimento botânico e ecológico em geral, por meio de atividades educacionais, cursos e palestras."


Soube e parabenizo pelas atividades educativas no local, com alunos da rede municipal durante a semana. acredito que somente conscientizando nossas crianças e adolescentes poderemos de fato exercer cidadania e políticas públicas adequadas no presente e futuro.
Soube também que foram feitas solturas de um casal de mico estrela e uma lebre no local, essa questão de soltura é delicada e contraditória, espero que o monitoramento adequado seja realizado para não comprometer o ambiente como um todo.

Acredito que em 4 anos a cidade de Jundiaí e parceiros do projeto do parque, OPS! Jardim Botânico, poderiam ter dado menos enfase à parte paisagística e mais ao que se destina de fato o Jardim Botânico, como descrito, em seu próprio site (em negrito, acima).

abaixo um vídeo legal do parque, OPS! de novo, Jardim Botânico:




pós virada cultural em Jundiaí...

Queria registrar que foi excelente a virada cultural paulista em Jundiaí. Infelizmente não pude ver muitos eventos, contudo é muito legal o clima de vários acontecimentos simultâneos, de vários gêneros artísticos, de alto nível e de graça à população.

Dois aspectos negativos, ao meu ver:
- má divulgação e distribuição dos ingressos em cima da hora;
- ingressos únicos para todos eventos em determinado local. Por exemplo, para quem queria ir a apenas um evento na sala Glória Rocha, ao retirar seu ingresso único tirava a possibilidade de outras pessoas assistirem aos próximos shows já que ele ficaria com o canhoto que também dava acesso aos demais shows.

Na prática o ingresso único não prejudicou muito a participação do público pois a má divulgação foi preponderante para o baixo público em alguns eventos e dessa forma os interessados que compareceram aos shows entraram mesmo sem ingressos.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

virada cultural paulista do interior


A Secretaria de Estado da Cultura realiza nos dias 17 e 18 de maio a segunda edição da Virada Cultural Paulista, evento que levará para 19 municípios do Estado mais de 500 atrações artísticas, ampliando o sucesso do evento em 2007, que reuniu cerca de 200 mil pessoas em dez cidades do interior e litoral.

Confira as cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Santos e Sorocaba

O evento inclui artistas brasileiros, regionais e internacionais. Estrelas como o guitarrista e vocalista Kenny Brown, nascido na cidade de Nova Orleans, se apresentará em Santos, assim como o guitarrista e vocalista de jazz John Pizzarelli. Entre os brasileiros, José Miguel Wisnik, Edvaldo Santana, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, Lobão, Bocato, Maria Alcina, Vânia Bastos, Nação Zumbi, Ultraje a Rigor, CPM22, Falamansa, Funk Como Le Gusta, Scandurra Live P.A., Mariana Aydar, Anelis Assumpção, Suzana Salles, Alzira Espíndola e Zeca Baleiro estão entre as atrações que vão embalar o público no final de semana. Além de shows musicais, a Virada terá intensa programação de teatro, dança, intervenções urbanas, circo, cinema e música erudita.

Parabéns a todos pela iniciativa cultural! Vejo que a cada ano a cultura tem mais incentivos e assim cresce em nosso estado! Imagino que interessante seria reproduzirmos um evento desse relacionado à problemática ambiental (talvez na semana do meio ambiente). Com participações das ONGs, empresas, universidades e órgãos públicos, com locais de debates, oficinas, caminhadas ecológicas, plantio de mudas, seminários, palestras, artes...

Destaque das atrações de minha querida Jundiaí:

17/05
18h
Abertura Oficial
Local: Palco Principal

18h

Orquestra Filarmônica de Violas
A Orquestra Filarmônica de Viola Caipira de Campinas concretiza o sonho de todas as pessoas que saíram do interior e vieram para os grandes centros: viver numa cidade grande sem perder suas raízes, sem esquecer seus sonhos. Sob a regência do músico Ivan Vilela, este sonho tomou forma, agregou pessoas das mais diferentes classes sociais e culturais e concretizou-se em um trabalho de pesquisa musical rico e único
Local: Teatro Polytheama

18h30

Gafieira São Paulo
A banda formada apenas por músicos da nova geração vem conquistando espaço pela qualidade de seus integrantes e de seu repertório essencialmente brasileiro. Idealizado pelo produtor Pedro Altman e com direção musical de Cahê Rolfsen e Conrado Goys, o grupo mostra com uma leitura moderna, a força de seus sopros e de suas síncopas, revivendo a atmosfera dos antigos "clubes de dança”, as gafieiras da década de 60, redutos do que havia de melhor na música popular
Local: Palco Principal

19h30

Caminhão Trapézio
O Caminhão Trapézio é um espetáculo diferenciado, com um equipamento único no mundo permite visibilidade para até dez mil pessoas. O caminhão se transforma em um grande trapézio que permite vôos inacreditáveis. Com som e iluminação próprios, os artistas realizam suas acrobacias aéreas em uma altura espetacular com enorme abrangência.
Local: Parque da Uva

20h

Um Dia de Rai
Cia. Paulista de Artes
Uma mulher simples e única. Raimunda aproveita a ausência da patroa para contar um pouco sobre sua vida e a vida da “Dona Vaca” sob o seu ponto de vista. Uma comédia hilariante e refinada.
Local: Teatro Polytheama

20h30

Maria e os Pacotes
Monólogo em que a personagem espera pelo marido que não vem.
Local: Teatro Polytheama

20h30

Havana Brasil
Salsa, merengue, mambo, samba e muito chá-chá-chá. O grupo selecionou sucessos da música afro-cubana e caribenha que costumam empolgar o público, como Tres Deseos, Lola e Echale Limon. Hits do grupo cubano Buena Vista Social Club, como Chan Chan, El Cuarto de Tula, Oye Como Va também estão no seu repertório.
Local: Palco Principal

21h

Juçara Marçal
O show “Padê” celebra a parceria entre o compositor Kiko Dinucci e a cantora Juçara Marçal. Parceria que se aprofunda desde 2005, num processo de identidade entre afinidades musicais e referências artísticas destes dois músicos. De início, Juçara e Kiko firmaram a parceria, simplesmente para cantar e tocar sambas.
Local: Teatro Glória Rocha

21h30

Caminhão Trapézio
Local: Parque da Uva

22h00

Renato Bráz
Acompanhado pelos músicos Gerson Oikawa – guitarra –, e José Luiz Bré – percussão –, Renato Braz preparou para esta apresentação uma seleção de canções dos cinco CDs gravados ao longo de sua carreira.
Local: Teatro Polytheama

22h30

Tião Carvalho e Banda de Forró
Tião Carvalho interpreta canções de sua autoria e de seus conterrâneos - João do Vale, Ana Maria Carvalho, Erivaldo Gomes, Ronaldo Mota e Josias Sobrinho - como síntese de um trabalho miscigenado de ritmos aprendidos na infância maranhense.
Local: Palco Principal

23h

Para Você Que Me Esqueceu
Com: Teatro do Arrebol
Direção: Dagoberto Feliz

De volta a um antigo palco de teatro, a atriz/cantora Aracy Cortes traz à tona suas memórias, dos primeiros passos na tenra idade, passando pelo auge da carreira, até seu recolhimento ao retiro dos artistas. A montagem trabalha a linguagem do teatro de revista, onde Aracy se destacou.

Local: Teatro Glória Rocha

23h30

Caminhão Trapézio
Local: Parque da Uva

18/05

00h15
Falamansa
Comemorando dez anos de estrada, a banda lança o álbum "Segue A Vida", sexto trabalho do grupo, que traz uma síntese fiel de todos esses anos de carreira. Neste show o grupo promete fazer o público dançar ao som do novo CD, sem abrir mão de tocar seus maiores sucessos.
Local: Palco Principal

1h

Tião Canta João
Apresenta toda a versatilidade de Tião Carvalho no trato com diferentes ritmos – baião, forró, salsa, samba, etc – o que lhe possibilita dar uma feição contemporânea às obras de João do Valle.
Local: Teatro Glória Rocha

2h

Olodum
Olodum é um bloco afro da cidade de Salvador fundado em 1979 com fama reconhecida nacional e mundialmente. O grupo já gravou e produziu diversos álbuns, com colaborações de estrelas como Daniela Mercury, Michael Jackson e Paul Simon.
Local: Clube Grêmio

02h30

Resumo do Jazz e Alquimistas
As duas bandas misturam elementos tradicionais da música negra ao estilo contemporâneo do hip hop.
Teatro Glória Rocha

3h30

DJ Evelyn C. e VJ Débora Kaz
As artistas Evelyn C. e Débora Kaz apresentam neste projeto um diálogo em tempo real entre a arte do cinema (através de samples de vídeos) e de ritmos universais como world lounge, soul, funk, disco, e acid jazz. Ritmos universais que dialogarão com os nossos brasileiros: maracatu, embolada, côco, samba, afrobeat, e todo o groove que o ambiente permitir.
Local: Clube Grêmio

9h30

Banda Marcial de Jundiaí
Projeto mantido pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de ensinar jovens de 8 a 25 anos a tocar instrumentos de metal e percussão, executando músicas de estilos variados com coreografias.
Local: Entrada do Parque da Uva

10h

Os Favoritos da Catira
A Catira ou Cateretê apresenta-se difundida por quase toda a extensão territorial que conheceu a presença da cultura caipira - São Paulo, Rio de Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e, sobretudo, em Goiás, onde a Catira é, hoje em dia, uma das mais vibrantes expressões regionais da cultura popular.
Local: Parque da Uva

10h

Bruxa Morgana
Com: Rosi Campos

A peça narra as peripécias da bruxa Morgana contra o vilão Mediucrus. Há 450 anos, o vilão Mediucrus foi descoberto, em seu esconderijo, pela Bruxa Morgana e então condenado pelo Conselho Superior da Sétima Dimensão a rodar na órbita de Júpiter por toda a eternidade por haver roubado a beleza de Apolo e o Raio de Zeus. Porém, Mediucrus escapa da prisão e, juntamente com seu fiel servo Qüiproquó, vai ao encontro do Deus do Tempo - Cronos - e seus dois assistentes, Minutos e Segundos.
Local: Teatro Polytheama

11h

Orquestra de Violas Chico Bueno
Fundada em janeiro de 2001, a orquestra nasceu com o objetivo de divulgar a viola caipira e a música de raiz brasileira. Atualmente conta com quinze violeiros. Nesses sete anos a orquestra já participou de vários programas de rádio e televisão.
Local: Palco Principal

12h30

Cotidiano Quebrado
Performático Éos
Intervenção urbana que utiliza colagem de textos e manobras circenses. Aponta para a necessidade do homem moderno de se perceber em seu dia-a-dia, apresentando atributos desenhados no passado e de sua incompatibilidade em responder às exigências dos dias de hoje.
Local: Parque da Uva

14h

Tetê Espíndola
Na carreira múltipla de Tetê Espíndola, é notável a inovação na forma e na temática, composta por discos onde a natureza se coloca como marca registrada, de quem a fez vanguarda, lançada em tempos quando não eram difundidas as palavras “meio ambiente” e “ecologia”.
Local: Palco Principal

15h30

Performático Éos
Local: Parque da Uva

16h

Vem Dançar
Com: Cisne Negro Cia. De Dança
Um dinâmico musical, didático, histórico, social e cultural, onde os bailarinos contam, cantando e dançando, a história da dança, tendo como mestre de cerimônias o Rei Sol.
Local: Teatro Polytheama

16h

Trio em Transe
Grupo local de música regional
Local: Palco Principal

17h

Almir Sater
Almir é um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, mais conhecida como viola caipira, base de criação da música caipira. Suas composições refletem o popular e o erudito de maneira ímpar, como jamais se ouviu na MPB.
Sua produção é intensa e apaixonada. A música flui de dentro do coração, do interior da alma.
Local: Palco Principal

17h30

Ho Me Nu
Com: Cia. Cênica Farândola Trupe

Novo trabalho da Cia. Cênica Farândola Trupe, onde o público, em uma hora, escolhe num cardápio com 15 esquetes, às cenas que quer assistir, fazendo um espetáculo inédito, sempre ao gosto do freguês.
Local: Teatro Polytheama

fonte: secretaria da cultura de sp

sábado, 10 de maio de 2008

Anel de Blogs Científicos



O EcoMais agora é um dos 40 blogs membros do "Anel de Blogs Científicos (ABC)".


O ABC é um portal patrocinado pelo Laboratório de Divulgação Científica (LDC) do DFM-FFCLRP-USP que visa facilitar o acesso a um grande conjunto da blogosfera científica em língua portuguesa.

A idéia é muito interessante! Com certeza está fortalecendo muito a comunidade de Blogs do Brasil.

Ficamos gratos ao convite e estamos comprometidos com a causa!

Deixamos um link permanente para o LDC, na sessão de Sites em nossa página.


quarta-feira, 7 de maio de 2008

Derrame de óleo de Dende na Colômbia















(foto: G1)


Pintura impressionista?


Infelizmente não.

Derrame de 10 toneladas de óleo de Dendê em Taganga, em Santa Marta, departamento de Magdalena, na Colômbia.

O que foi dito pelas autoridades (in)competentes (empresa Terminal Granel Líquido do Caribe)?
Não há impactos ambientais pois o óleo é biodegradável! Ele alimenta os peixes!

Bricadeira né!? Que descaso!

Claro que os ambientalistas estão em cima.

A comunidade local, que já sofria com falta de água devido à má qualidade da prestação de serviços por empresas privada, agora sofre com a morte de peixes e com o declínio do Turismo.














imagem: Google Earth

mais:
radio mundo real fm
G1