domingo, 25 de maio de 2008

MINC = MINistro dos Companheiros

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta terça-feira (20) como novo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, ex-superintendente do órgão em Minas Gerais e atual diretor de licenciamento do Ibama nacional.

Messias Franco substitui Bazileu Alves Margarido Neto, nomeado pela ex-ministra Marina Silva, que anunciou sua saída do ministério na semana passada.

Minc pediu ao novo presidente, em prazo de um mês, procedimentos para simplificar e agilizar os processos de licenciamento ambiental, segundo comunicado da Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. (Fonte: AmbienteBrasil).

Conforme conversa com meu amigo João (blog Biodiverso) o que o país precisa entender - e cobrar desses cabeças de bagre - é que a função do licenciamento ambiental não é de cumprir protocolo no processo burocrático do estado mas é sim de barrar obras que não cumpram com exigências legais e técnicas de preservação ambiental.
Infelizmente o que vemos nos dias de hoje é sempre um enfraquecimento dos orgãos de fiscalização e controle como a divisão do Ibama em Instituto Chico Mendes, mudança de ministros e diretores, tudo com o antigo e ultrapassado discurso do desenvolvimento econômico e geração de renda. Maldito seja o PAC para nossos Biomas!

Nenhum comentário: