segunda-feira, 19 de maio de 2008

Jardim Botânico ou parque ? (Jundiaí-SP)

A cidade de Jundiaí (SP) possui um Jardim Botânico há 4 anos, que é fruto de parceria público/privada. Fui conhecer o referido jardim somente nesse final de semana e tive muita decepção ao visitá-lo.
O Jardim, localizado no "quintal" da prefeitura (muito conveniente) tem excelente projeto paisagístico (para um leigo como eu), necessário já que o local, em área nobre da cidade e portanto muito degradado necessitava de intensa restauração.
Em minha visita ao Jardim entrei de carro pelo portão de cima e sem qualquer orientação de guardas, guias, funcionários ou mesmo placas entrei livremente e parei o carro em qualquer lugar da rua já que não havia local apropriado de estacionamento.
Em todo interior do parque minha surpresa inicial se confirmava e repetia, não havia funiconários nem placas para minha orientação!!! Somente algumas câmeras!!
Andei por "trilhas" em aclive, "apreciei" cascatas e lagos artificiais, alguns canteiros de plantas sem identificação adequada, uma estufa redonda de vidro em construção, uma área de restauração florestal em estágio inicial e por fim, já lá em baixo encontrei 3 funcionários sendo 2 guias (muito simpáticos) que pude tirar algumas informações e desabafar quanto a minha decepção.
No site da cidade de Jundiaí diz que o projeto é grandioso e inovador, que segue normas, etc e etc.. diz ainda que:

"A proposta é de promover a conservação, em cultivo, por meio do estabelecimento, manutenção e desenvolvimento de uma coleção viva bem documentada de espécies vegetais regionais e não regionais (nativas brasileiras e exóticas) adaptadas às condições climáticas locais, desenvolver pesquisa científica com as espécies, oferecendo para isso laboratórios temáticos, herbário, biblioteca, bem como alojamentos para cientistas e estudantes e, ainda, difundir o conhecimento botânico e ecológico em geral, por meio de atividades educacionais, cursos e palestras."


Soube e parabenizo pelas atividades educativas no local, com alunos da rede municipal durante a semana. acredito que somente conscientizando nossas crianças e adolescentes poderemos de fato exercer cidadania e políticas públicas adequadas no presente e futuro.
Soube também que foram feitas solturas de um casal de mico estrela e uma lebre no local, essa questão de soltura é delicada e contraditória, espero que o monitoramento adequado seja realizado para não comprometer o ambiente como um todo.

Acredito que em 4 anos a cidade de Jundiaí e parceiros do projeto do parque, OPS! Jardim Botânico, poderiam ter dado menos enfase à parte paisagística e mais ao que se destina de fato o Jardim Botânico, como descrito, em seu próprio site (em negrito, acima).

abaixo um vídeo legal do parque, OPS! de novo, Jardim Botânico:




Um comentário:

Anônimo disse...

Ola, me chamo Maurício, e achei por acaso seu Blog.

Realmente há uma certa decepção em relação ao Jardim Botânico. Infelizmente, a prefeitura parece não dar a devida atenção ao projeto, e vai fazendo construções e melhorias ao longo dos meses, em coisas que ja deveriam estar prontas desde a inauguração do mesmo.

Felizmente o parque da cidade, que já existe a mais tempo, embora tenha um enfoque diferente, está mais bem trabalhado e mais condizente com o que deveria ser.

abraços.