quinta-feira, 10 de julho de 2008

25 anos de Tombamento da Pedra Grande

Há 25 anos, ocorreu o primeiro tombamento de Monumento Natural. A Serra do Itapetinga, ou Pedra Grande e seus admiradores obtiveram uma grande conquista. O Movimento Pedra Grande Interação Ecológica, liderado por Euclides Sandoval, juntamente com Fábio Feldmann, Aziz Ab´Saber e o atual prefeito de Atibaia, entre outros, lutaram contra a degradação e exploração da Serra.
Essa etapa foi vencida, mas acredito que muito mais pode ser feito pela serra e pelo conservação das características naturais da cidade.
A inauguração do Museu deveria dar início a uma série de atitudes por parte do município para valorizar essa característica da cidade, aliando o turismo cultural ao natural e ambiental.
Acredito que será um grande desafio ao novo prefeito dar continuidade ao trabalho iniciado pelo atual prefeito e ir além....

Atibaia agora tem Museu de Arte Ecológica

Uma enorme “maçã vermelha” mudou a paisagem do lago do Major. Ela é uma das obras de arte do Museu de Arte Ecológica, que a Prefeitura de Atibaia abriu no domingo, dia 6, às 15h, no Centro de Convenções.

O Museu de Arte Ecológica quebra todos os paradigmas dos museus tradicionais. Ele não é restrito à apenas um local, é democrático, ampliado. Cada obra de arte, (por enquanto são oito) compõem um acervo diversificado e que, além de dignificarem a importância do meio ambiente, quebram as barreiras da arte, já que, de alguma maneira, qualquer cidadão poderá admirá-las, com ou sem pressa. É um museu do cotidiano, do dia-a-dia. De vários olhares e de diferentes perspectivas, sempre. O Museu de Arte Ecológica é, desde o princípio, de todos, sem exceção.

O acervo é composto por obras de artistas atibaienses e de outras partes do País. A “Maça Vermelha”, que está no lago do Major, é do artista plástico Yukio Suzuki e foi doada pela família do artista. A maça foi exposta na Bienal Internacional de São Paulo, em 1978.

Obras de Euclides Sandoval, Bresegello, Nino Millan, Moisés Mellin, Gilberto Salvador e Inácio Rodrigues compõem, por enquanto, o acervo do museu. Ele será ampliado até o final de 2008, para mais de 30 obras. Além do lago do Major, as peças serão expostas em outros pontos da cidade, como praças, rotatórias, etc.

A abertura dessa mais nova conquista cultural da cidade faz parte do Programa 21 Ações para a Vida.


Fonte: www.atibaia.sp.gov.br

Nenhum comentário: