domingo, 30 de julho de 2006

pavimentaçمo da estrada da FEENA

Estão pavimentando a estrada principal da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA). Esta estrada, para quem não conhece o "Horto" de Rio Claro, tem aproximadamente 2 km por uns 10 de largura (um chute mesmo) e liga a entrada da floresta (próximo ao shopping) à área de visitação pública propriamente dita, que fica nas proximidades do lago que desagua o corrigo ibitinga. Ao conversar com alguns funcionários da guarita recebi informações de que a obra de pavimentação faz parte de investimento oriundo de entidades privadas (talvez dívidas com o governo do estado).
Fiz uma busca na internet para saber se encontrava maiores informações mas só encontrei no site da Cetesb (
www.cetesb.sp.gov.br/noticentro/2005/08/03_feena.htm) um artigo de agosto de 2005 sobre o projeto de revitalização da FEENA, onde incluia "entre outros, as reformas do museu e do seu entorno, restaurações arquitetônicas e do Complexo do Viveiro de Mudas, além da reestruturação das vias de acesso e da rede elétrica primária e da criação do estacionamento totalizam R$ 7,7 milhões".

Não sei se é exatamente o caso mas mesmo que não seja preciso indagar:
Porque investir na pavimentação da estrada se:
- todas as outras obras citadas e ainda outras são mais urgentes e importantes?
- a obra descaracteriza o local e com o valor da mesma é possível fazer manutenção na estrada, que é de baixa declividade e bem batida (apesar de eu não ser engenheiro para sacar isso), para o resto da eternidade?
- há possibilidade de aumento da velocidade dos carros (muitos já andavam em alta velocidade) e causar atropelamento de seres humanos e animais que se utilizam da pista?
- com a impermeabilização do solo há possibilidade de alagamento e deterioração da estrada estadual (ou municipal, não sei) que passa ao lado dela?
Ainda gostaria de saber se a população que se utiliza da FEENA foi consultada. Devem restar mais questionamentos. Vou tentar consultar alguém do Instituto Florestal na própria FEENA, caso eles ou algum leitor desse blog puder saná-los, serei grato.

Exploração Ilegal?


Dentro do assunto "FEENA", tenho andado de bike perto da "antena" e encontrei muitas áreas de eucalipto "devastadas", onde alguns talhões foram completamente retirados e ainda uma "Van", um pequeno trator e algumas pessoas em atividade de corte. Gostaria que me esclarecessem se isto é parte de manejo florestal responsável ou corte de madeira ilegal.

Nenhum comentário: